Base Nacional Comum Curricular: os discursos sobre a docência

Autores

  • Nathália Fernandes Egito Rocha UFPB
  • Maria Zuleide da Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.964

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Docência. Discurso.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar alguns dados investigativos a respeito das significações da docência que, em nossa análise, perpassaram o discurso da política da BNCC. A partir de um trabalho de doutorado, tomamos como base o entendimento de que a política da BNCC constrói um discurso normatizador e regulador, principalmente quanto à sua intencionalidade de alinhamento das políticas de avaliação, formação docente, material didático e outras à política curricular. No entanto, percebemos que embora a BNCC possa introduzir mudanças e efeitos na dimensão da prática e da organização da escola, ela não pode controlar a dinâmica e a singularidade do contexto da micropolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Fernandes Egito Rocha, UFPB

Doutora em Educação/ Professora Titular do Centro de Educação, Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Rocha, N. F. E., & Pereira, M. Z. da C. (2019). Base Nacional Comum Curricular: os discursos sobre a docência. Retratos Da Escola, 13(25), 203–217. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.964

Edição

Seção

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias