Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis

Autores

  • Alice Casimiro Lopes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963

Palavras-chave:

BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.

Resumo

São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, UERJ

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas pesquisas são financiadas pelo Programa Cientista do Nosso Estado da Faperj, pela bolsa de produtividade nível 1 B do CNPq, pelo Programa Prociência Uerj e pelo Proex da CAPES

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Lopes, A. C. (2019). Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos Da Escola, 13(25), 59–75. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963

Edição

Seção

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias