BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores

Autores

  • Roselane de Fátima Campos UFSC
  • Zenilde Durli
  • Rosânia Campos

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.962

Palavras-chave:

BNCC e educação infantil. Privatização da formação continuada. Redes empresariais. Privatização da educação infantil.

Resumo

A formação de professores é estratégica nos processos de mudanças educacionais e, mais fortemente, quando elas se referem às práticas pedagógicas nas escolas. Entre 2009 a 2017, iniciativas governamentais
objetivaram instituir uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica e, com a aprovação da BNCC em 2017, foi estabelecida a articulação entre dois pilares – currículo e formação – como condição necessária ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. Neste artigo, analisamos as orientações governamentais para a implementação da BNCC, procurando  evidenciar a ação de redes empresariais que se constituíram, nos últimos três anos, nos principais interlocutores do governo e destacar as estratégias empresariais de formação continuada dirigidas, em particular, para profissionais da educação infantil.

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Campos, R. de F., Durli, Z., & Campos, R. (2019). BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores. Retratos Da Escola, 13(25), 170–185. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.962

Edição

Seção

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias