30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores

Helena Costa Lopes de Freitas

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as principais ações no campo da formação de professores ao longo dos últimos 30 anos, a partir da Constituição Federal de 1988. Traz-se também para a discussão aqui desenvolvida o conteúdo das ações vinculadas à implementação da Base Nacional Comum da Formação, em discussão no âmbito do Ministério da Educação.


Palavras-chave


Formação do professor. BNCF. Desprofissionalização docente. Flexibilização da formação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i24.912



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)