Proposta de ensino na Física: o lançamento de foguete

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.897

Palavras-chave:

Lançamento Oblíquo, História da Ciência, Ensino de Física

Resumo

O presente artigo descreve uma metodologia didático-pedagógica para promover a compreensão do movimento bidimensional em estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Romário Martins do município de Cruzeiro do Sul, PR. A confecção e o lançamento de foguetes foram explorados juntamente com as contribuições de Galileu, como disposto no Capítulo 01 do livro “Galileu e sua obra no ensino de Física de hoje”. Os resultados mostram que estes elementos se somam e se complementam de forma positiva para promover a completa compreensão do movimento bidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercília Alves Pereira Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Professora na Universidade Federal do Paraná – Jandaia do Sul e no MNPEF – polo UEM; doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá

Felipe Endo Arruda Nitsche, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do MNPEF - Polo UEM

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná

Professora na Universidade Estadual do Paraná –Paranavaí   professora no – PPIFOR - Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar e no MNPEF – polo UEM; doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Carvalho, H. A. P., Arruda Nitsche, F. E., & Zanatta, S. C. (2019). Proposta de ensino na Física: o lançamento de foguete. Retratos Da Escola, 13(25), 291–304. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.897