Nova gestão pública e educação: uma análise do planejamento estratégico como instrumento de responsabilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.755

Resumo

Este artigo realiza uma análise do Planejamento Estratégico da Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN (PERME) no contexto da nova gestão pública. A reflexão desenvolvida sobre esse tema está orientada por um percurso metodológico que permite compreendê-lo nas suas relações e mediações, proporcionando uma percepção contextualizada de sua configuração. Por meio desse método, são revelados determinados problemas educacionais e caminhos para repensar as ações do sistema municipal de educação e da rede de escolas, mediante debate público, apresentando objetivos e metas a serem perseguidos.

Palavras-chave: Nova Gestão Pública. Planejamento Estratégico. Responsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto IV, do Departamento de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade.

Antônio Cabral Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Grupo de Pesquisa Educação, Política e Práxis Educativas.

Downloads

Publicado

2018-05-18

Como Citar

Souza, A. S., & Cabral Neto, A. (2018). Nova gestão pública e educação: uma análise do planejamento estratégico como instrumento de responsabilização. Retratos Da Escola, 11(21), 621–640. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.755