LDB e ampliação da jornada: Uma abordagem do ciclo de políticas

Autores

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vanio Cesar Semann Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.634

Resumo

Este artigo visa problematizar a política de ampliaçãoda jornada escolar no ensino fundamental brasileiro, conforme estabeleceo Art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).O estudo fundamenta-se nos estudos sobre a política educacionaltendo como método de análise o ciclo de políticas proposto por StephenJ. Ball e seus colaboradores (1992, 1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pós-doutora em Educação. Professora Associada do quadro permanente da Universidadedo Estado de Santa Catarina (Udesc), atuando no Centro de Ciências Humanas e da Educação(FAED) no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado.Também é Vice Presidente da ANPED Nacional, representando a região sul e Líder do Grupo dePesquisa do CNPq “Observatório de Práticas Escolares” e coordenadora do Observatório da Educação:Tablets, Computadores e Laptops, e do Observatório em Rede “Escolarização de Sujeitos com DeficiênciaIntelectual” em parceria com a UNIVALI e UFRRJ, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES

Vanio Cesar Semann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Educação. É Orientador Educacional de carreira na Secretaria Municipal de Educação(SME) de Florianópolis, onde ocupou diversos cargos de Direção e Gerência. É formador de docentes noprograma de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, nas modalidades presencial eà distância e coordena programas e projetos institucionais de educação integral e educação das relaçõesétnico-raciais.

Downloads

Publicado

2017-02-15

Como Citar

Mendes, G. M. L., & Semann, V. C. (2017). LDB e ampliação da jornada: Uma abordagem do ciclo de políticas. Retratos Da Escola, 10(19), 519–532. https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.634

Edição

Seção

20 Anos de LDB