Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1224

Palavras-chave:

Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.

Resumo

Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto.

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Biografia do Autor

Lívia Maria Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Faculdade de Educação - UFMG

Bruno Tovar Falciano, UNIRIO

Doutorando, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Vieira, L. M. F., & Falciano, B. T. (2021). Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores. Retratos Da Escola, 14(30), 788–805. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1224

Edição

Seção

Trabalho docente em tempos de pandemia