Convivência na escola pública: a percepção dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.886

Palavras-chave:

Escola pública. Relações de convivência. Regras na escola.

Resumo

Este artigo debate as opiniões de professores mediadores escolares e comunitário sobre as relações de convivência no espaço escolar, com base em questionário semiestruturado aplicado em escolas de um município paulista. A análise indica, dentre outros, que os fatores geradores de conflitos mais comuns estão relacionados às dificuldades na comunicação e participação, o que poderia ser minimizado se os conselhos escolares funcionassem de forma regular e plena.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, com pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas. Professora do PPGE da Universidade Cidade de São Paulo.

Cristiane Machado, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Docente no DEPASE (Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) na Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1995) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Vice-líder no LAGE – Laboratório de Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Gestão Educacional e Avaliação Educacional.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Martins, A. M., & Machado, C. (2019). Convivência na escola pública: a percepção dos professores. Retratos Da Escola, 12(24), 585–598. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.886