Trabalho Docente em Tempos de Pandemia- Relatório Técnico

Autores

  • Grupo de Estudos sobre Política Educacio (Gestrado/UFMG) Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1256

Resumo

A  pandemia de Coronavírus (Covid-19) enfrentada na atualidade tem impactado fortemente os sistemas educacionais em todo o mundo, ensejando novas situações de trabalho. Além das complexas questões pedagógicas relativas ao ensino remoto, a discussão sobre o contexto atual do trabalho docente envolve o tema da infraestrutura das escolas, das condições sociais e de saúde de toda a comunidade escolar. O debate envolve ainda, as questões relativas às condições de trabalho dos profissionais de educação tanto no que se refere às adaptações necessárias para a oferta de educação remota quanto à retomada das atividades presenciais, quando isso for possível, já que eles se encontram na linha de frente do processo de reorganização escolar. Nesse contexto, a presente pesquisa Trabalho Docente em Tempos de Pandemia buscou conhecer os efeitos das medidas de isolamento social em função da pandemia da Covid- 19 sobre o trabalho docente na Educação Básica nas redes públicas de ensino no Brasil. A pesquisa procurou conhecer quais atividades estão sendo desenvolvidas pelos docentes e em que condições, durante o período de isolamento social. Assim, convidamos-lhes a conhecer os resultados desta pesquisa realizada com professores(as) das redes públicas de todos os estados do país. Nossa expectativa é de as informações tratadas na pesquisa possam contribuir para o debate responsável e necessário sobre as condições atuais que enfrentam a educação básica pública no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

(Gestrado/UFMG), G. de E. sobre P. E. (2021). Trabalho Docente em Tempos de Pandemia- Relatório Técnico. Retratos Da Escola, 14(30), 700–716. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1256