Retratos da Escola https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde Revista Especializada em Educação pt-BR lscheibe@uol.com.br (Leda Scheibe) rde.esforce.cnte@gmail.com (Jéssica Duarte de Souza) Fri, 10 May 2024 18:21:09 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Defender e promover a educação pública! https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2079 <p>Texto originalmente publicado na página Brasil Popular.</p> Heleno Araújo Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2079 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 O cotidiano escolar https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2075 Comitê Editorial Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2075 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Uso das metodologias ativas no enfrentamento do bullying https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1756 <p>O bullying é um grave problema enfrentado pelas escolas brasileiras, que possuem papel fundamental de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a esse tipo de violência. Baseado em pesquisa, discussão bibliográfica e no relato de experiência pedagógica em diálogo com a literatura especializada, o presente trabalho busca discutir as contribuições das metodologias ativas no enfrentamento do bullying escolar, mediante discussão de uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos. A prática foi desenvolvida com/por estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola estadual de Campos dos Goytacazes, RJ. Os resultados indicam que as atividades possibilitaram a apropriação de conhecimentos sobre o bullying e despertaram nos/nas alunos/as a consciência da gravidade do problema, assim como a percepção de que a solução depende da ação de todos/as. Além do desenvolvimento de uma educação contextualizada na realidade, depreende-se que as metodologias ativas permitem alcançar novos valores e atitudes voltados à coletividade.</p> Diogo Jordão Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1756 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Cultura hip-hop na Educação Física https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1746 <p>Este relato de experiência é resultado de um projeto de educação interdisciplinar antirracista desenvolvido em uma escola de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, região de predomínio da cultura teuto-brasileira. Centrado nos princípios da Cultura Hip-Hop, o projeto foi desenvolvido por um professor de Educação Física negro, entre 2020 e 2021. Participaram 104 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que não se autodeclaravam negros/as. De modo descontraído e engajado, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pelas restrições sanitárias decorrentes da pandemia, boa parte dos/as estudantes passou a refletir sobre as dissimetrias nas relações étnico-raciais enraizadas em nosso país, especialmente os privilégios da branquitude na produção das mazelas do povo negro. Destacam-se pontos positivos como o surgimento de grupos de pesquisa com a temática do racismo e da Cultura Hip-Hop na escola, a conscientização e reflexão sobre essa temática dentro da comunidade escolar (professores/as, famílias, estudantes) e a integração bem-sucedida das lições aprendidas com o projeto no cotidiano dos alunos fora da escola. No entanto, nota-se a necessidade de mais iniciativas desse porte para a efetiva desconstrução do racismo estrutural e, por consequência, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.</p> Josias Góis Soares, Ana Paula Dahlke, Alex Branco Fraga Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1746 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Educação Integral e Inclusiva https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1899 <p>Este trabalho teve como objetivo disseminar as práticas realizadas pela professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE atuante numa Escola Municipal de ensino fundamental em São Paulo/SP, Diretoria Regional de Ensino Penha, entre 2017 e 2021; retrata experiências do Atendimento Educacional Especializado para além da Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno em escola de Educação Integral. Consideraram-se as orientações da Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sobre estudantes da Educação Especial em tempo integral não atendidos/as em contraturno escolar, mas em Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em parceria com o/a professor/a do ensino regular. Os resultados referem-se a experiências e ações do Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em uma abordagem policêntrica, colocando o/a estudante como centro dessas ações, envolvendo todos/as os/as que participam de seu processo de desenvolvimento, o que se reflete em práticas pedagógicas mais inclusivas.</p> Amanda Santana Gomes-Silva, Ana Paula Zerbato, Rosângela Gavioli Prieto Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1899 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Cotidiano escolar https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2050 <p>Este texto apresenta a seção temática Cotidiano escolar:<br />contradições e potência, originada de textos recebidos através do fluxo contínuo. Após passarem pelo processo de avaliação, os materiais foram compilados nesta seção. Apresentamos uma breve reflexão acerca dos estudos sobre cultura e cotidiano escolar brasileiro, ressaltando a dinâmica complexa e plural deste ambiente. Por fim, apresentamos os sete artigos que fazem parte da seção e abordam uma variedade de assuntos, incluindo raça, gênero, inclusão na educação, alfabetização e as condições do trabalho docente.</p> Jéssica Duarte de Souza Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2050 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Contribuições para uma educação escolar antirracista https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2028 <p>O objetivo deste artigo é sinalizar a pedagogia engajada de bell hooks, professora e intelectual negra estadunidense, como potencial contribuição para uma educação escolar antirracista. Nessa linha, apresentamos os fundamentos da obra educacional da autora e seus principais desdobramentos. Depois, situamos sua concepção pedagógica no contexto de um projeto ético-político crítico ao racismo, ao sexismo e à opressão de classe, cujos alicerces auxiliam na contraposição ao chamado ‘pacto da branquitude’ presente na sociedade brasileira. Por fim, argumentamos que a pedagogia engajada de hooks enseja valiosas estratégias para o fomento de práticas antirracistas na escola brasileira.</p> Bernardo Mattes Caprara, Lucas Antunes Machado Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2028 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Educação democrática e equidade de gênero https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1879 <p>O artigo explora o conceito de educação democrática a partir da tradição de escritos sobre democracia, cultura escolar e movimentos das culturas juvenis. O recorte temporal no período pós Constituição Federal de 1988 enfatiza os enfrentamentos dos anos 2000 no Brasil, envolvendo ataques à liberdade de ensinar, como ‘escola sem partido’ e denúncia de uma ‘ideologia de gênero’. Estabelece diálogos entre a educação democrática e a equidade de gênero na cultura escolar, investigando situações do ensino de História, campo de atuação dos autores. A preocupação com uma educação democrática é valorizada como estratégia em movimento dentro das escolas, fruto de embates entre marcadores sociais de diferença e preocupações das culturas juvenis, envolvendo disputas políticas, éticas, estéticas e cognitivas. Trata-se de um frutífero campo para pensar a formação dos/das estudantes.</p> Fernando Seffner, Fernando Penna Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1879 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Masculinidade hegemônica e educação https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1902 <p>Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais conhecimentos políticos e epistemológicos sobre masculinidade hegemônica vêm sendo utilizados e produzidos por pesquisas que discutem gênero e sexualidade no contexto educacional brasileiro. A fim de ter um espectro mais abrangente, não se delimitou um recorte temporal específico. Empregou-se a técnica da <em>análise categorial</em> para perscrutar os dados à luz do pensamento crítico decolonial, vertente epistemológica do Sul Global que considera uma ampla e diversa gama de saberes relacionando gênero e sexualidade à colonialidade. Os resultados apontam discussões potentes, embora iniciais, que denunciam, de certa forma, processos de violências, ao passo que visam tornar a escola um ambiente menos desigual e mais acolhedor.</p> Eduardo dos Santos Henrique, Luciano Daudt da Rocha, Gabriela da Silva Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1902 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1969 <p>Este estudo busca desvelar desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no pós-pandemia, através de pesquisa de campo de abordagem qualitativa, com grupo focal constituído por três professoras da rede pública de Campinas/SP. Os resultados apontam que atividades pedagógicas não presenciais durante a pandemia não alcançaram todos/as os/as estudantes ou chegaram para sua maioria de forma pouco satisfatória, gerando dificuldades na alfabetização – razão pela qual são necessárias ações para a recomposição de aprendizagem, acolhimento emocional e saúde mental para estudantes e professores/as que necessitem. A garantia da alfabetização no pós-pandemia desafia a comunidade escolar, requerendo prioridade política, investimento público potente e ações permanentes que permitam a estudantes o direito à educação. Desigualdades precisam ser tomadas como critérios de análise da realidade e formulação de políticas e estratégias pedagógicas, possibilitando superar defasagens de aprendizagem e construir novas realidades educacionais para estudantes, principalmente os/as mais vulneráveis.</p> Raimunda Alves Melo Alves, Elvira Cristina Martins Tassoni Tassoni Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1969 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Processo de inclusão escolar de estudantes com TEA https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1682 <p>Este artigo entende que todos/as os/as estudantes têm direito à educação escolar, sob o olhar atento e cuidadoso da escola e do/a professor/a. Apresenta resultados de pesquisa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem – DUA, que pode ser um suporte para professores/as, escola e pais/mães, desenvolvendo uma prática em sala de aula inclusiva. Buscando <em>as contribuições do DUA no processo de alfabetização inclusivo, em sala de aula onde há crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista – TEA</em>, partiu-se de pesquisa narrativa com duas professoras, utilizando coleta de dados e rodas de conversa. Isso oportunizou uma reflexão sobre a abordagem pedagógica inclusiva baseada no DUA e na Pedagogia dos Multiletramentos, bem como a construção de um objeto de aprendizagem – trata-se de um caderno didático que busca apoiar professores/as com estratégias inclusivas para o período de alfabetização.</p> Maria Carolina França Ribeiro, Elizabete Cristina Costa-Rnders Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1682 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Transitoriedade na Educação https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1957 <p>Este trabalho decorre de pesquisa exploratória, de método misto, tratando da precarização do trabalho docente no Brasil, a partir da sistematização de dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP, 2022. Foram analisados os números de docentes com contratos temporários, para identificar os vínculos precários no magistério em estados e municípios. Considerando esses dados, as redes estaduais e municipais possuem 360.913 e 405.905 contratos temporários. Parte das redes de ensino descumprem o Plano Nacional de Educação – PNE, que estabelece o percentual de 90% de professores/as efetivos/as. Os contratos temporários prejudicam a valorização da carreira docente e a qualidade da educação pública. Para valorizar o trabalho docente, é preciso garantir segurança profissional, formação adequada e igualdade de oportunidades. A realização de concurso público para a efetivação de professores/as é uma medida que assegura esses direitos, além de fortalecer a gestão democrática e participativa nas escolas.</p> Vanessa Viebrantz Oster, Angela Maria Martins, Edmar Lucas Ferreira Sehnem Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1957 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Condições de trabalho de docentes na hora-atividade https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1777 <p>Este artigo é parte da pesquisa de mestrado <em>Hora-atividade dos/as professores/as dos Anos Iniciais: contributos para a formação continuada.</em> Objetivou-se conhecer o que realizam os/as professores/as na hora-atividade e suas necessidades formativas. Participaram 15 professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos/SC. Desenvolvida na abordagem qualitativa, recorreu a exame documental, levantamento bibliográfico e questionário, com dados trabalhados à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstram a sobrecarga docente na hora-atividade com tarefas rotineiras e burocratizantes, demandadas pela gestão da escola e Secretaria Municipal de Educação, não possibilitando encontros para dialogar com o coletivo, tampouco permitindo formação continuada em serviço fora da escola. Constatou-se que esses/as professores/as não são sindicalizados/as, corroborando o desmonte dos direitos trabalhistas conquistados pela classe trabalhadora do magistério.</p> Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Márcia de Souza Hobold Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1777 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Teoria da educação e pressupostos didáticopedagógicos https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1789 <p>Este artigo tem como objetivo explicitar a importância da teoria da educação, principalmente da teoria pedagógica histórico-crítica, bem como de determinados desdobramentos didático-pedagógicos, para perspectivar e consolidar uma educação integral escolar, em especial na escola pública. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica, buscou-se apoio nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica para estabelecer pressupostos que contribuam com o processo formativo integral do/da aluno/a em um sentido omnilateral. Em nota propositiva, conclui-se sobre a importância de enfatizar uma teoria pedagógica (enquanto ciência autônoma e unificada <em>da </em>e <em>para a </em>educação) para o trabalho educativo, capaz de oportunizar condições objetivas no processo de ensino e aprendizagem, para o processo formativo integral do/da aluno/a. Para isso, não basta qualquer teoria pedagógica, mas uma que parta de uma concepção crítica, mais precisamente, a concepção histórico-crítica de educação.</p> Matheus Bernardo Silva Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1789 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Formação continuada de docentes https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1748 <p>O campo da formação de professores/as está direcionado ao processo de preparação do/da docente, de profissionalização e socialização, no sentido de melhorar sua práxis e a aprendizagem do/da estudante. O objetivo desta pesquisa é compreender a formação continuada de professores/as como espaço de produção de conhecimento pedagógico, com a finalidade de fundamentar as ações docentes. A abordagem metodológica foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi análise documental: propostas/projetos de formação continuada de professores/as realizada nos anos 2021 e 2022 em 09 municípios piauienses. Os programas e projetos de formação docente imprimem uma necessidade de percepção e adesão a um modelo de formação continuada mais reflexivo, para ressignificar a realidade educacional, na qual o conceito de formação parta do princípio de que um processo de aprendizagem requer compreender as múltiplas dimensões dos saberes docentes.</p> Raimunda Maria da Cunha Ribeiro Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1748 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Problematizações do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1808 <p>O artigo analisa as diretrizes regulatórias do governo federal para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim, detendo-se em seu arcabouço legal-normativo para ‘promover a melhoria na qualidade da educação básica do país’, através de ‘parcerias’, ‘maior vínculo’ entre gestores/as, professores/as, militares, estudantes e até mesmo pais/mães e responsáveis. Numa diretiva dialética materialista histórica, as análises se concentraram na revisão bibliográfica e documental. As concepções e a regulação do Pecim são excludentes, aplicáveis a escolas públicas nas periferias, sendo que as tendências ultraconservadoras e ultraliberais desse projeto fortalecem o conflito entre o interesse público e o privado na esfera educacional e, principalmente, a quebra do princípio da gestão democrática.</p> Gilmar Barbosa Guedes, Ricaline da Costa, Olivia Morais de Medeiros Neta Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1808 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Percursos Temáticos no Ensino Musical Escolar https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1970 <p>Este artigo apresenta uma proposta pedagógica musical desenvolvida no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES IFG<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, pela necessidade de articular um ensino musical capaz de integrar exigências político-pedagógicas e curriculares com as práticas artístico-musicais na Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira, em Goiânia/GO; as atividades foram conduzidas a partir de temas – percursos temáticos – para proporcionar vivências significativas em música. O estudo teve abordagem qualitativa, apoiando-se na Pesquisa Multidimensional, com dados de trabalho realizado de 2016 até 2019, em diálogo com Luciana Del-Ben, Maura Penna, Ana Mae Barbosa, bell hooks, Paulo Freire e Keith Swanwick. Foram desenvolvidos a Proposta Pedagógica musical aqui descrita e o Material Pedagógico voltado para docentes que trabalham com a linguagem artística música na educação básica.</p> Gisele Alves Ramos, Éliton Perpetuo Rosa Pereira, Cristiano Aparecido da Costa, Thais Lobosque Aquino Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1970 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300 Os/AS professores/as e o futuro à educação https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2023 <p>The aim of this article is to present a review of the book Professores: libertar o futuro by Professor António Nóvoa with the collaboration of Professor Dr. Yara Alvim. Published in Brazil in 2023, the ten texts that make up the book reflect on contemporary issues in the school context, highlighting the appreciation and defense of public schools, teachers, their training and the future of education, bringing up contextualizations and demands of the present reality, the unfolding of the Covid-19 Pandemic and its relationship with the direction of education. The ten texts in the book, including some previously unpublished and others already published, underline the role and importance of teachers in thinking about and confronting the necessary transformations, given the demands and direction of education. Dedicated to those who believe in teachers and public schools, the book bridges the gap between the past and the futures that lie ahead, based on rigorous reflections and contextualizations of the themes defined by Unesco and the Labour Organization for World Teachers' Day in recent years, as well as, based on Unesco's 2021 report, "Reimagining our futures together: a new social contract for education". Theoretical and reflective discussions that circumscribe contemporary educational reality stand out, such as: the role of teachers and the futures of education, the centrality and recognition of the teacher in the teaching and learning process, the need for teachers' freedom as the beginning and end of their profession, professional knowledge, professionality, the teaching profession, the future of the profession after the pandemic articulated with the need for its reinvention, empowering and broadening the role of teachers and their training as liberating and transforming dimensions, from a third training space - professional knowledge - conceived as a common house, a space for permanent and collective construction of the profession because it involves different organizational and collaborative dimensions, broadening the possibility of liberating the future because this movement begins in and with teachers.</p> Paulo Roberto Dalla Valle, Jacques de Lima Ferreira Copyright (c) 2024 https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2023 Fri, 10 May 2024 00:00:00 -0300