Participação e colegialidade na política democrática: o caso do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)

Autores

  • Marcela Moraes Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bethânia Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caroline Domingues da Silva Teles Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaina Moreira de Oliveira Goulart Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.985

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais. Gestão democrática. Participação. Colegialidade. Alimentação escolar.

Resumo

Discute-se a participação como condição da democracia da Associação de Pais e Professores (APP) pertencente ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, colégio estadual da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no contexto da não oferta de alimentação escolar, instituída a obrigatoriedade pela Lei n° 11.947/2009. São analisados pontos de tensão produzidos pela situação em mensagens eletrônicas do grupo da APP. O ciclo de políticas permite entender a articulação da demanda para legitimá-la no Legislativo. Conclui-se que o cenário político indica a oferta de merenda fria sem garantir a Lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Moraes Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela UFRJ. Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bethânia Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela UFRJ. Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Queimados, Rio de Janeiro (RJ), Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Mesquita, RJ.  


Caroline Domingues da Silva Teles Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras - Português/Inglês pela UFRJ. Professora da Educação Básica da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.


Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Rio de Janeiro e Professora Inspetora Escolar da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.


Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Castro, M. M., Bittencourt, B., Assis, C. D. da S. T., & Goulart, J. M. de O. (2020). Participação e colegialidade na política democrática: o caso do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ). Retratos Da Escola, 13(27), 818–830. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.985