Participação e colegialidade na política democrática: o caso do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)

Marcela Moraes Castro, Bethânia Bittencourt, Caroline Domingues da Silva Teles Assis, Janaina Moreira de Oliveira Goulart

Resumo


Discute-se a participação como condição da democracia da Associação de Pais e Professores (APP) pertencente ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, colégio estadual da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no contexto da não oferta de alimentação escolar, instituída a obrigatoriedade pela Lei n° 11.947/2009. São analisados pontos de tensão produzidos pela situação em mensagens eletrônicas do grupo da APP. O ciclo de políticas permite entender a articulação da demanda para legitimá-la no Legislativo. Conclui-se que o cenário político indica a oferta de merenda fria sem garantir a Lei.

Palavras-chave


Políticas públicas educacionais. Gestão democrática. Participação. Colegialidade. Alimentação escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.985



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