O discurso da qualidade na educação: a voz dos professores

Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes

Resumo


O objetivo do texto é apresentar a visão de professores sobre a qualidade da educação. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário aberto com quatro professoras de uma escola pública da rede municipal de Messias, no estado de Alagoas. Os resultados apontaram que as participantes têm uma visão sobre a qualidade da educação que vai de encontro às perspectivas defendidas na década de 1990 e aprimoram a discussão sobre o papel do Estado na responsabilização da educação pública para todos.


Palavras-chave


Qualidade da educação. Política educational. Escola pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.978



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)