Orientar e ser orientado: o professor vira orientador

Marli Teresinha Silva da Silveira, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Andréia Henn Ghisleni, Paula Lemos da Silveira, Vaneza Silva da Rosa

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre as orientações e sua implicação no processo de leitura e escrita, problematizando aspectos que reverberam na tessitura final de dissertações e teses. Dialoga com as referências teóricas e as narrativas de professores/orientadores interpelados pela questão e implicados pelo ser/tornar-se orientador (a). Considerando-se que inexiste preparo ou um curso específico que habilite um professor a se tornar um professor/orientador, o desafio levará o professor a compreender que exercerá um novo papel, marcado por uma relação de proximidade intelectual que poderá ser exitosa ou não, para ambos os lados.


Palavras-chave


Educação. Escrita. Orientação. Leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


BIANCHETTI, Lucídio, MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola de escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTRO, Cláudio M. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. p. 109 – 134. 2006.

CHASSOT, ATTICO I. A bússola de escrever: Orientação Virtual: uma nova realidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DIAS, Sônia M. R.C.; PATRUS, Roberto; MAGALHÃES, Yana T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de monografias, dissertações e teses. Administração: Ensino e Pesquisa:RJ, v.12, n.4. p. 697-721. 2011

HAGUETTE, Tereza Maria Frota. A bússola de escrever: Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LAROSSA, Jorge. Tremores escritos sobre experiência. Belo Horizonte. Autentica, 2015.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí : Editora UNIJUÍ, 1997.

MARQUES, Mario Osorio. A bússola de escrever: A ORIENTAÇÃO DE PESQUISA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

WARDE, Mirian Jorge. A bússola de escrever: Sobre orientar pesquisa em tempos de pesquisa administrada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ZILBERMANN, Regina. A bússola de escrever: Orientação: a aventura compartilhada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i26.937



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)