Prática docente em Ciências naturais no EF: caracterização e recursos didáticos

Caio Veloso, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

Resumo


O presente estudo objetivou caracterizar a prática docente em ciências naturais para os anos finais do ensino fundamental, bem como discutir a utilização dos recursos didáticos nas aulas de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que envolveu dez professores de ciências naturais que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em cinco escolas públicas de Teresina-PI. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. O texto direciona para uma análise da prática docente em ciências naturais na contemporaneidade e evidencia que, apesar dos constantes avanços da ciência e da tecnologia, o ensino de ciências permanece, muitas vezes, restrito a aulas expositivas com o uso em demasia do livro didático.

Palavras-chave


Prática docente. Ensino de ciências. Recursos didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.928



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)