A Lei do Piso e a jornada: o trabalho docente nos estados

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-2936-3174
  • Juca Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edimária Carvalho de Castro Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.918

Palavras-chave:

Trabalho docente. Jornada de trabalho. Educação básica. Lei do Piso.

Resumo

Com o objetivo de saber se a Lei 11.738/2008 (PSPN) estava sendo cumprida quanto à composição das jornadas de trabalho dos professores da educação básica pública das redes estaduais, analisamos sua duração e composição. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, com base na legislação sobre planos de carreira vigentes em 2016 e na literatura acadêmica. Verificamos que havia grande diversidade na duração e composição das jornadas dos professores e que a maioria das redes estaduais não cumpria o PSPN na composição das jornadas previstas no plano de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professorra de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Fedral de São Paulo. Desenvolve pesquisa sobre/em Políticas Educacionais e Gestão Escolar.

Juca Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa Políticas Educacionais.

 

Edimária Carvalho de Castro, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar, vinculado ao Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Jacomini, M. A., Gil, J., & Castro, E. C. de. (2019). A Lei do Piso e a jornada: o trabalho docente nos estados. Retratos Da Escola, 13(25), 259–273. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.918