Artes marciais na Educação Infantil: desafios e possibilidades

Autores

  • Leandro Pereira Araújo Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Elisângela Venâncio Ananias Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Viviane Preichardt Duek Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.909

Palavras-chave:

Artes marciais. Educação física. Educação infantil.

Resumo

 O relato descreve uma experiência de ensino com um grupo de crianças de cinco e seis anos, apontando desafios e possibilidades da inserção de Artes Marciais nas aulas de educação física infantil. As intervenções indicaram que a aprendizagem desse conteúdo foi motivante, contribuindo para desmistificar ideias relacionadas à violência e gênero. Concluímos que o ensino das lutas é possível, mediante adequações do espaço e materiais, de modo a respeitar as características da instituição e do público, especialmente as crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Araújo, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Larissa Cerignoni Benites, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências da Motricidade. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Elisângela Venâncio Ananias, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Viviane Preichardt Duek, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Pereira Araújo, L., Cerignoni Benites, L., Venâncio Ananias, E., & Preichardt Duek, V. (2019). Artes marciais na Educação Infantil: desafios e possibilidades. Retratos Da Escola, 13(26), 555–565. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.909