Educação ambiental nos livros didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Kely Cristina Enisweler Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Jouris Dias Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual de Maringá
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.906

Palavras-chave:

Educação ambiental. Ensino de Ciências. Livro didático.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre as concepções de educação ambiental nos livros didáticos de Ciências Naturais adotados no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cascavel/ PR. Foram analisados livros do 2º ao 5º ano que fazem parte da seleção do livro didático de 2013 a 2015. Considerando a importância do livro didático como instrumento orientador do professor, a análise apontou quais são essas concepções e se elas estão relacionadas ao cotidiano do aluno. Os resultados evidenciam a importância de trabalhos com a temática educação ambiental, porém verificamos que o tema é abordado superficialmente na disciplina de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Cristina Enisweler, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Sandra Jouris Dias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá/UEM

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Enisweler, K. C., Dias, S. J., Pires, E. A. C., & Malacarne, V. (2019). Educação ambiental nos livros didáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Retratos Da Escola, 13(25), 239–258. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.906