A alfabetização no contexto de uma formação humana

Leticia Arruda, Maria Selma Grosch, Vanice dos Santos, Carmen Lucia Fornari Diez

Resumo


O texto apresenta uma reflexão sobre a educação escolar, com destaque para a importância da alfabetização no desenvolvimento dos seres em formação articulada com algumas relações e representações do fazer humano. Para a discussão, foram utilizadas  as contribuições de diferentes autoras/es que tratam da formação humana integral, alfabetização e formação de professoras/es, pois, trata-se de um processo que necessita do protagonismo e do trabalho conjunto de todos os envolvidos no seu desenvolvimento.

 


Palavras-chave


Alfabetização. Educação. Formação humana. Formação de professoras/es.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i24.893



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)