Qualidade do Ensino Fundamental: qual é o critério dos indicadores?

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC http://orcid.org/0000-0001-9289-4627

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.871

Palavras-chave:

Políticas públicas de avaliação. Ideb. Processos de ensino e aprendizagem.

Resumo

O artigo analisa as ações desencadeadas por gestores de escolas municipais da mesorregião catarinense a partir dos resultados do Ideb. O artigo apresenta um recorte de dados da pesquisa “Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino” (Obeduc/Capes). A coleta dos dados deu-se por meio de questionários e de entrevistas. O Ideb foi propulsor de ações pelos gestores e essas estratégias implicaram para além do alcance de resultados, o que indica o compromisso com os processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas; Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Campinas - São Paulo; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – IP/SP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd); Joaçaba (SC).

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Rios, M. P. G., & Trevisol, M. T. C. (2019). Qualidade do Ensino Fundamental: qual é o critério dos indicadores?. Retratos Da Escola, 12(24), 613–627. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.871