Um olhar sobre o letramento sob a abordagem High/Scope

Kariny Louizy Amorim-Vanderlei, Thainy Kléia Lira, Martha Maria Minervino

Resumo


Este artigo destina-se à descrição e reflexão sobre uma experiência em educação infantil realizada em uma instituição pública de ensino de Alagoas. Tomando por base a abordagem educacional americana High/Scope no estudo, será tematizada a articulação entre elementos desta abordagem e os processos de letramento. Partindo- -se de uma concepção de aprendizagem pela ação – foco do currículo High/Scope – é proposta uma análise do ‘brincar de faz-de-conta’ dentro da perspectiva do letramento, apontando-se assim as contribuições deste entrelaçamento para o desenvolvimento da linguagem na criança.


Palavras-chave


Aprendizagem ativa. Educação infantil. Letramento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i23.867



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)