A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual

Autores

  • Míriam Fábia Alves Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Neusa Sousa Rêgo Ferreira Rede Estadual de Educação de Goiás Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.865

Palavras-chave:

Militarização. Escolas Estaduais. Goiás. Disciplina. Favores Políticos

Resumo

O ponto de partida é o movimento que possibilitou a entrega das escolas estaduais para a Polícia Militar, a expansão do número de colégios militares e as mudanças que aconteceram neste processo e como o governo de Goiás transformou uma ação isolada em política pública de diferenciação da rede estadual. Reuniu-se estudos, a legislação e as mensagens governamentais ao longo de 20 anos para atender as demandas da Polícia Militar que se transformaram em uma forma de diferenciação da rede estadual, selecionando o público atendido e transformando a educação em moeda de troca, a ameaçar o direito dos adolescentes e jovens à educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Míriam Fábia Alves, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente da Faculdade de Educação da UFG e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFG

Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente de ensino superior - DS V pós-doutora da Universidade Estadual de Goiás , Brasil

Neusa Sousa Rêgo Ferreira, Rede Estadual de Educação de Goiás Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia

Mestranda em Educação no PPGE/UFG, Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás e da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia 

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Alves, M. F., Toschi, M. S., & Ferreira, N. S. R. (2018). A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual. Retratos Da Escola, 12(23), 271–288. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.865

Edição

Seção

(Des)democratização da Educação Brasileira