A gestão democrática rumo ao óbito: o assédio moral em uma escola pública

Autores

  • Rafael Petta Daud Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lidiane Aparecida Teixeira Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.844

Palavras-chave:

Assédio moral na escola. Direção escolar e corpo docente. Representações e afetos contingentes.

Resumo

A partir da problemática “assédio moral nas relações de trabalho”, esta investigação, um estudo de caso, objetiva verificar se ela se manifesta no contexto de uma escola pública municipal de educação infantil situada em Ribeirão Preto/SP, assim como analisar seus possíveis efeitos no corpo docente em duas instâncias da ordem do psiquismo: as representações e seus afetos contingentes. O diagnóstico por nós confirmado destoa dos pressupostos normativos estruturantes da concepção de gestão democrática do ensino, mencionados de modo explícito na legislação brasileira da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Petta Daud, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (campus Araraquara), Departamento de Psicologia da Educação. Mestre pelo mesmo programa, com um período junto à Faculdad de Educación, Psicología y Trabajo Social da Universidad de Valladolid (ESP). Especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência com formação docente e desenvolvimento de pesquisas sobre bullying e desengajamento moral de professores à luz da Epistemologia Genética de Piaget e de Kohlberg e da Teoria Social Cognitiva de Bandura. Atualmente, se dedica ao estudo da frieza burguesa enquanto dispositivo de subjetivação levado a cabo através das contradições inerentes à intersecção entre as expectativas e as práticas pedagógicas promovidas no contexto brasileiro, sob os pressupostos epistemológicos da Teoria Crítica da Sociedade/Hermenêutica Objetiva.

Lidiane Aparecida Teixeira, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP

Pedagoga, especialista gestão escolar e professora de educação básica I vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto/SP.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Daud, R. P., & Teixeira, L. A. (2018). A gestão democrática rumo ao óbito: o assédio moral em uma escola pública. Retratos Da Escola, 12(23), 359–372. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.844