Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se

Francisco Paulo Rodrigues Mestre, Marli Teresinha Quartieri, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


O artigo tem como objetivo discutir questões do avaliar e da autoavaliação no ambiente escolar, lançando reflexões a respeito de formas e possibilidades de ruptura nos “novos velhos” conceitos de processos avaliativos. Apresenta relato de uma experiência sobre avaliação por meio da utilização de Portfólio Reflexivo com turmas de anos finais do ensino fundamental e as contribuições de sua utilização nos processos avaliativos. O portfólio mostrou-se uma experiência enriquecedora, repleta de possibilidades para aluno e professor identificarem suas potencialidades e fragilidades.


Palavras-chave


Avaliação. Autoavaliação. Portfólio Reflexivo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i22.811



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)