Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul

Andréia Orsato, Márcia Ondina Vieira Ferreira

Resumo


O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.


Palavras-chave


Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i22.781



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)