Educação básica de qualidade: desafios e proposições para o novo PNE

Arlene Carvalho de Assis Clímaco, Catarina de Almeida Santos, Marcos Correa da Silva Loureiro, Walderes Nunes Loureiro

Resumo


Este artigo trata da qualidade da educação básica no Brasil, a partir de pesquisas e estudos que avaliam as políticas implementadas, assim como aborda as propostas de interferência nessa qualidade, tendo em vista
o final da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em janeiro de 2001, e a iminente necessidade de elaboração do novo plano decenal, que tem renovado o debate sobre o tema.
Palavras-chave: Educação de qualidade. Plano Nacional de Educação. Educação básica. Condições socioeducacionais. Acesso e permanência na escola.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v4i6.72



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)