Encontro com meninos Infâncias como potência

Virgínia Louzada, Andréa Ribeiro

Resumo


Este artigo propõe uma reflexão sobre a potência infantil, a partir da observação de duas crianças consideradas especiais numa creche escola situada à Zona Norte do Rio de Janeiro. O encontro com elas permitiu às autoras do texto desconstruir conceitos preestabelecidos sobre infância, aprendizagem, educação e escola. A discussão privilegia a educação inclusiva e a avaliação. O artigo defende a necessidade de se enxergar as crianças de modo afirmativo, por sua potência, e a importância da reflexão constante dos educadores sobre a prática pedagógica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i20.674



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)