A meta 1 do Plano Nacional de Educação: Observando o presente de olho no futuro

Maria Malta Campos, Yara Lúcia Esposito, Nelson Antonio Simão Gimenes

Resumo


O artigo examina os objetivos e estratégias da meta1 do Plano Nacional de Educação (PNE), sobre a educaçãoinfantil em creches e pré-escolas. A comparação entre as metasfixadas e a evolução recente do acesso à educação infantil nopaís revela que os desafios em direção aos percentuais de coberturavisados são imensos, apesar de relativamente facilitadospela tendência de queda da população entre 0 e 5 anos. Essesdesafios são agravados por desigualdades entre regiões, zonasrurais e urbanas, faixas de renda familiar e cor/raça da população.Frente aos desafios, algumas estratégias propostas paraos aspectos qualitativos parecem tímidas, o que aponta para orisco da ampliação do acesso com perda de qualidade, significandoriscos para o desenvolvimento infantil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v8i15.445



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)