COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO FÓRUM DO MACIÇO: uma experiência política e pedagógica em escolas periféricas de Florianópolis/SC

Jéferson Silveira Dantas

Resumo


O tema deste artigo é sobre a experiência política e pedagógica de uma comissão de escolas públicas que atendiam crianças e jovens provenientes dos territórios dos morros na cidade de Florianópolis/SC entre 2001 e 2012, notadamente. Procura-se aqui, brevemente, compreender as demandas comuns destas unidades de ensino (processos de escolarização, elevadas taxas de evasão e multirrepetência, contextos de violência nos territórios dos morros, etc.), no sentido de elevar a qualidade da aprendizagem de crianças e jovens em situação de risco social e, sobretudo, responsabilizar o Estado no investimento de recursos materiais e o aprimoramento pedagógico dos educadores das escolas públicas periféricas do entorno do Maciço do Morro da Cruz.

 


Palavras-chave


Fórum do Maciço do Morro da Cruz; Comissão de Educação; Experiência política e pedagógica; Escolas públicas.



DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v9i17.403



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