Tutoria no curso de formação - Uma experiencia concreta

Maria Lúcia Gomes Meireles, Maria Aparecida Moreira, Iraci Balbina Gonçalves Silva

Resumo


RESUMO: O artigo procura refletir sobre a experiência tutorial no curso Profuncionário para os profissionais das redes de ensino, buscando ressaltar as especificidades das funções e do perfil profissional do tutor/educador nas escolas públicas. Argumenta que o trabalho pedagógico do tutor no referido curso trata-se de uma ação concreta e fundamental na reversão da dívida histórico-social com os funcionários que têm sofrido o processo de alienação típico do modo de produção capitalista.

Palavras-chave:     Profuncionário. Funcionário de escola. Formação. Tutoria. Conscientização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v3i5.36



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)