Educação escolar indígena - Políticas e tendências atuais

Rita Gomes do Nascimento

Resumo


As políticas nacionais de educação escolar indígena
têm posto em evidência as fragilidades do pacto federativo
na repartição e compartilhamento de competências
entre os entes federados. Como resposta aos problemas
dessas políticas e dos seus arranjos institucionais, os povos
indígenas e seus parceiros indigenistas têm proposto mudança
no planejamento, execução e acompanhamento das
políticas educacionais e atendimento às demandas dos indígenas
por uma educação diferenciada, específica, intercultural
e multilíngue. Surgem, nesse contexto, as proposições
de criação de um sistema próprio de educação escolar
indígena e da implementação da política dos territórios
etnoeducacionais.

Palavras-chave


Políticas de educação escolar indígena. Regime de colaboração. Sistema de educação escolar indígena. Territórios etnoeducacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v7i13.309



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)