Educação infantil no meio rural de Itaberaba (Bahia): contexto, formação e práticas educativas

Patrícia Julia Souza Coelho, Eliseu Clementino de Souza

Resumo


O artigo discute questões relacionadas às trajetórias e narrativas de professoras de educação infantil do meio rural de Itaberaba (BA), ao destacar aspectos sobre formação e práticas educativas, objetivando apreender, através das narrativas docentes, dificuldades existentes nesse contexto para a materialização de uma prática educativa articulada às proposições legais para essa etapa inicial da educação básica. Busca-se, também, apresentar concepções de infância, relacionando-as à realidade da educação infantil em espaços rurais e às questões concernentes à profissionalização docente, mediante a análise de dispositivos legais que regulam o trabalho das professoras no cotidiano das classes de educação infantil.

Palavras-chave:    Narrativas autobiográficas. Educação rural. Formação docente. Práticas educativas. Educação infantil.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v5i9.16



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