Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira

Dalila Andrade Oliveira, Edmilson Antonio Pereira Junior

Resumo


O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o trabalho docente e a educação básica com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Expõe aspectos operacionais e metodológicos da pesquisa com 15.654 professores das redes públicas de ensino do país e cujos dados foram coletados por meio de formulário eletrônico. O texto traz informações sobre o suporte institucional oferecido pelas redes de ensino e os recursos tecnológicos de professores e estudantes para desenvolver as atividades. Aborda, ainda, a carga de trabalho dos professores e a participação dos estudantes nas atividades. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a significativa variação de condições entre redes públicas de ensino e a relativa sobrecarga de trabalho dos professores.


Palavras-chave


Condições do trabalho docente. Ensino remoto. Pandemia.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212



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