Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire

Autores

  • Timothy Denis Ireland Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1172

Palavras-chave:

Pandemia. Crise ecológica. Aprendizagem e educação de jovens e adultos. Bem-estar planetário.

Resumo

Neste texto, argumenta-se que apesar das mudanças impostas pela pandemia da COVID-19 e as ameaças colocadas pela crise ecológica, o referencial teórico de Freire nos auxilia tanto entender o novo contexto como tecer uma nova narrativa em que a capacidade e a necessidade das pessoas aprenderem ao longo da vida sejam reconhecidos como parte constituinte da condição humana. Entre os desafios desse contexto inédito são os da saúde coletiva, da emergência climática e dos fundamentos democráticos das nossas sociedades. Não há como superar esses desafios sem uma mudança no paradigma de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CZERNY, Michael. There is no solution without you. New Thinking for a New World: a Tällberg Foundation Podcast, Stockholm, 2020. Disponível em: https://mailchi.mp/tallbergfoundation.org/there-is-no-solution-without-you?e=a3c1851d28

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GROSFOGUEL, Ramón. "Hay que tomarse en serio el pensamiento crítico de los colonizados en toda su complejidad" - Entrevista realizada por Luis Martínez Andrade. Metapolítica, Puebla, v. 17, n. 83. P. 38-47, oct./dic., 2013.

HARARI, Yuval N. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. London: Vintage, 2017.

HARARI, Yuval N. O Mundo após o Coronavírus. Tradução de César Locatelli. Carta Maior. 23 de março de 2020.

HEER, Jeet. A nobre lição cívica de Obama exige demais de nós. Carta Maior, 21/08/2020.

IRELAND, Timothy D. Paulo Freire’s legacy for Youth and Adult Education in Brazil. Andragogical Studies: Journal for the Study of Adult Education and Learning, Belgrade, n. 2, p. 77-84, dec. 2014.

IRELAND, Timothy D. Adult Learning and Education for a better life, decent work and a healthy planet. DVV International, 2020.

IRELAND, Timothy D. Even in times of COVID-19, you cannot wash your hands of ALE. DVV International, 2020.

IRELAND, Timothy D. A EJA no Brasil em tempos de excepcionalidade causada pelo COVID-19. CEAAL, 2020.

IRELAND, Timothy D. Uma releitura da Educação Permanente a partir da América Latina: um capítulo inacabado. 2020, [no prelo].

KRENAK, Ailton. O Mundo não está à venda. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

LOPES, Henrique. “How adult education can save your life”. Role and Impact of Adult Education, Bonn, n. 85, p. 18-20, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SPRINGER, Simon. The Discourse of Neoliberalism. London: Rowman & Littlefield, 2016.

UNESCO. 2nd Global Report on Adult Learning and Education. Hamburgo: UIL, 2013.

ZANELLA, Janice Reis Ciacci. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesq. Agropec. Bras. Brasília, v.51, n.5, maio de 2016.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Ireland, T. D. (2020). Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire. Retratos Da Escola, 14(29), 427–441. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1172

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação