Mesmo em tempos de COVID-19, não dá para lavar as mãos de Paulo Freire

Timothy Denis Ireland

Resumo


Neste texto, argumenta-se que apesar das mudanças impostas pela pandemia da COVID-19 e as ameaças colocadas pela crise ecológica, o referencial teórico de Freire nos auxilia tanto entender o novo contexto como tecer uma nova narrativa em que a capacidade e a necessidade das pessoas aprenderem ao longo da vida sejam reconhecidos como parte constituinte da condição humana. Entre os desafios desse contexto inédito são os da saúde coletiva, da emergência climática e dos fundamentos democráticos das nossas sociedades. Não há como superar esses desafios sem uma mudança no paradigma de desenvolvimento.


Palavras-chave


Pandemia. Crise ecológica. Aprendizagem e educação de jovens e adultos. Bem-estar planetário.

Texto completo:

PDF

Referências


CZERNY, Michael. There is no solution without you. New Thinking for a New World: a Tällberg Foundation Podcast, Stockholm, 2020. Disponível em: https://mailchi.mp/tallbergfoundation.org/there-is-no-solution-without-you?e=a3c1851d28

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GROSFOGUEL, Ramón. "Hay que tomarse en serio el pensamiento crítico de los colonizados en toda su complejidad" - Entrevista realizada por Luis Martínez Andrade. Metapolítica, Puebla, v. 17, n. 83. P. 38-47, oct./dic., 2013.

HARARI, Yuval N. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. London: Vintage, 2017.

HARARI, Yuval N. O Mundo após o Coronavírus. Tradução de César Locatelli. Carta Maior. 23 de março de 2020.

HEER, Jeet. A nobre lição cívica de Obama exige demais de nós. Carta Maior, 21/08/2020.

IRELAND, Timothy D. Paulo Freire’s legacy for Youth and Adult Education in Brazil. Andragogical Studies: Journal for the Study of Adult Education and Learning, Belgrade, n. 2, p. 77-84, dec. 2014.

IRELAND, Timothy D. Adult Learning and Education for a better life, decent work and a healthy planet. DVV International, 2020.

IRELAND, Timothy D. Even in times of COVID-19, you cannot wash your hands of ALE. DVV International, 2020.

IRELAND, Timothy D. A EJA no Brasil em tempos de excepcionalidade causada pelo COVID-19. CEAAL, 2020.

IRELAND, Timothy D. Uma releitura da Educação Permanente a partir da América Latina: um capítulo inacabado. 2020, [no prelo].

KRENAK, Ailton. O Mundo não está à venda. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

LOPES, Henrique. “How adult education can save your life”. Role and Impact of Adult Education, Bonn, n. 85, p. 18-20, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SPRINGER, Simon. The Discourse of Neoliberalism. London: Rowman & Littlefield, 2016.

UNESCO. 2nd Global Report on Adult Learning and Education. Hamburgo: UIL, 2013.

ZANELLA, Janice Reis Ciacci. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesq. Agropec. Bras. Brasília, v.51, n.5, maio de 2016.




DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1172



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)