Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente
Resumo
Resumo: Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Neste trabalho, apresentam-se aspectos da ontologia e da gnosiologia que fundamentam a concepção de formação permanente em Paulo Freire. Por meio do resgate de publicações, foca-se a ocorrência de ações formativas embasadas nessa perspectiva conceitual implementadas em redes públicas de ensino que adotaram premissas freireanas para a construção de currículos escolares. São caracterizados os denominados Movimentos de Reorientação Curricular, destacando-se a sua função como organizadores de práxis educativas direcionadoras à formação permanente de educadores numa perspectiva ético-crítica.
DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1155
Indexada em:
Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)