O manuscrito da Pedagogia do Oprimido: rasuras e a crítica genética

Nádia Conceição Lauriti

Resumo


Este trabalho tem como objeto de investigação as rasuras no manuscrito da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, publicado no ano de 2013. O universo de pesquisa circunscreve-se ao exame das rasuras mais significativas realizadas pelo autor e registradas na obra durante o processo de criação. A abordagem teórico-analítica ancora-se na crítica genética, recurso metodológico destinado às análises de manuscritos, possibilitando ouvir as vozes que surgem das rasuras por meio de movimentos escriturais e operações de deslocamento, substituição, acréscimo ou eliminação. Por essas marcas autorais torna-se possível observar o cruzamento de dois mundos discursivos: o político e o educativo, revelando um duplo ethos – o educador dialógico, que assume o compromisso com o que diz, e o militante engajado com a causa do oprimido, que luta por aquilo que professa.


Palavras-chave


Paulo Freire. Manuscritos. Pedagogia do Oprimido. Critica genética.

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DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1154



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