A participação da família na escola: contribuições à democratização da gestão

Maria Vieira Silva, Lucianna Ribeiro de Lima

Resumo


O artigo enfoca alternativas da gestão democrática identificando forma e conteúdo das novas composições a partir das determinações macro-sociais e da dinâmica legal e real que se processam na escola. É enfocada a participação das famílias no processo de democratização da gestão mediante o “Projeto Integrar” da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). As reflexões colocam em relevo avanços na democratização da gestão, considerando os arenosos terrenos da democracia ocasionados pelas manifestações das políticas neoliberais e desconstrução das vias democráticas.

Palavras-chave: Democratização. Gestão escolar. Família e escola.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v3i4.115



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)