Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável

Autores

  • Eliza Bartolozzi Ferreira cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.113

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a participação coletiva na escola pública a partir da análise das contradições do processo institucional, fundado em uma racionalidade técnica que se materializa na divisão das diversas funções existentes na instituição com vistas à maior eficácia e rendimento. O projeto político pedagógico (PPP) é analisado como instrumento que possibilita a participação coletiva desde que as políticas educacionais produzam alterações na estrutura escolar e faça emergir a participação emancipável.

Palavras-chave: Gestão democrática da escola. Participação emancipável. Educação para a participação. Projeto Político-Pedagógico. PPP.

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Publicado

2012-05-06

Como Citar

Ferreira, E. B. (2012). Gestão democrática da escola pública e a participação emancipável. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.113