A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as

Autores

  • Valter Martins Giovedi
  • Elson Augusto do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1125

Palavras-chave:

Formação de educadores. Formação permanente. Paulo Freire.

Resumo

Este artigo busca descrever e analisar princípios e momentos de um processo de formação permanente de educadoras/es do campo fundamentado na perspectiva freireana. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de observação participante de um projeto de formação de professoras/es do campo em um município do Noroeste do Espírito Santo. Apresentamos uma síntese do processo e analisamos os momentos do trabalho de formação a partir dos conceitos freireanos de reflexão crítica sobre a prática, dialogicidade, politicidade, conscientização, participação, currículo e práxis transformadora.

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Biografia do Autor

Elson Augusto do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação - CENSUPG, Pós - graduado em Língua Portuguesa aplicada à Linguística, com graduação em Letras - Licenciatura Português/Português pela Faculdade Castelo Branco (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela FASE (2013). Professor B efetivo do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Professor A efetivo do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4º ano) na Secretaria Municipal de Educação de Pancas - ES. Atualmente, exerce a função de coordenação /Orientador Pedagógico Social, na Secretaria de Assistência Social de Pancas, professor convidado no Programa de Pós- Graduação em Educação - Faculdade Castelo Branco - Colatina - ES. Reúne experiência na área de Letras, Educação, Gestão Educacional, Formação de professores, Planejamento Educacional, Currículo, Turismo e Cultura. Tem interesse por pesquisas e temas relacionados a Paulo Freire, Gestão Educacional, Políticas Educacionais, Currículo, Práticas de Leitura, Produção de Texto, Formação de Leitores e de Professores, Educação Especial e Inclusiva, Educação Popular e Educação do Campo. Linha de Pesquisa: Docência e Gestão de Processos Educativos. Pesquisa em andamento sobre Formação Docente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF) da Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação do Campo do Espírito Santo - UFES (GEPECES). Membro do corpo Editor da Revista Pró-discente: http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Giovedi, V. M., & Nascimento, E. A. do. (2020). A perspectiva freireana na formação permanente de educadores/as. Retratos Da Escola, 14(29), 371–385. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1125

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação