Enfrentamentos em torno de gênero: resistências em defesa da diversidade nas escolas

Autores

  • Fátima Weiss de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Ramily Frota Pantoja Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1113

Palavras-chave:

Gênero. Educação. Política. Resistências.

Resumo

O artigo apresenta e discute, a partir de Manaus, o engajamento de pessoas ativistas/militantes LGBT e professoras/es antropólogas/es e de outras áreas interessadas/es no campo de gênero na reação à retirada de gênero nos textos dos planos municipal e estadual de educação e na criação de um grupo/movimento para contestar a Lei Municipal nº 439/2017:  o Educação pela Diversidade no Amazonas (Ediversa). Da mesma forma, procuramos compreender como categorias de entendimento são apropriadas, acionadas e reconstituídas no campo político e como acontece o enfrentamento das posições de tal campo a partir de teorias de gênero e sexualidade e suas apropriações em torno dos direitos humanos em gênero e sexualidade, ou seja, resistências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Weiss de Jesus, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012)

Docente no Departamento de Antropologia e  PPGAS da Universidade Federal do Amazonas e coordenadora do GESECS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero Sexualidades e Interseccionalidades

http://lattes.cnpq.br/4689197153811481

Ramily Frota Pantoja, Universidade Federal do Amazonas

Hsitoriadora e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM. Pesquisadora no GESECS

 http://lattes.cnpq.br/9566836026768273

Referências

CARRARA, Sérgio. A antropologia e o processo de cidadanização da homossexualidade no Brasil. Cadernos Pagu. Campinas n. 47, v. 17, p.445-482, novembro de 2016.

EDIVERSA. As teorias de gênero e sexualidade e sua importância na educação. Manaus: Ediversa, 2016.

EDIVERSA. Contestação ao Projeto de Lei no 389/2015. Manaus: Ediversa, 2016.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de Gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Debates Contemporâneos sobre Educação para a Sexualidade. Rio Grande. Ed. da FURG, 2017. p.25-52

LIMA, Mônica. Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). A escrita da história escolar: memórias e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p.149-164.

MATOS, Marlise. Teorias de gênero ou teorias e gênero? Se e como os estudos de gênero e feministas se transformam em um campo novo para as ciências. In: Estudos Feministas, Florianópolis, n. 2, v. 16, p. 333-357, maio-agosto/2008.

REIS, Toni. Gênero e LGBTfobia na Educação. In: A Ideologia do movimento Escola sem Partido. 20 autores desmontam o discurso. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa, 2016. p.117-124

RIFIOTIS, Theophilos. Judicialização dos Direitos Humanos, lutas por reconhecimento e políticas públicas no Brasil: configurações de sujeito. Revista de Antropologia, São Paulo, v.57, n.1, pag. 119-144, novembro de 2014.

ROTONDANO, Érica Vidal. Trabalho de Formiguinha: formação continuada de docentes em sexualidade na rede municipal de educação em Manaus. Tese de doutorado. Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Amazonas, Rio de Janeiro, 2019.

SILVEIRA, Gabriel Eidelwein et al. Judicialização e “ideologia de gênero”: a proibição dos estudos de gênero na escola e a ação cabível. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.4, p.17450-17463, apr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-29

Como Citar

Jesus, F. W. de, & Pantoja, R. F. (2020). Enfrentamentos em torno de gênero: resistências em defesa da diversidade nas escolas. Retratos Da Escola, 14(28), 127–140. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1113

Edição

Seção

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca