Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza

Resumo


Este artigo objetivou analisar as marcas construídas por professoras participantes de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual desenvolvido por uma universidade estadual baiana. Apoiamo-nos na vertente pós-estruturalista e realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco docentes egressas do curso e atuantes na educação básica. Percebemos que as professoras construíram um olhar mais sensível sobre as questões de gênero e sexualidade, contestando o preconceito internalizado e sentindo-se impulsionadas para esses debates na escola, embora requeiram novas aprendizagens.

Palavras-chave


Formação docente. Diversidade de gênero. Diversidade sexual.

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, Z. N.; MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar., 2008.

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo; In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 151-165.

FELIPE, J.; GUIZZO, B. S. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, D. E.; SOARES, R. F. R. Corpo, gênero e sexualidade. 2 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 31-40.

FERRARI, A. Homossexualidade. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 358-363.

FERRARI, A.; CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso?”: Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, Brasil, v. 8, n. 1, p. 295-317, enero-junio, 2013.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOUCALT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, M. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 13 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, dez. 2011.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 46, p. 201-218, dez. de 2007.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, G. L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 3, n.4, p.62-70. 2011.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

MARSHALL, J. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M. A.; BESLEY, T. (orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 25-39.

MEYER. D. E; PARAÍSO, M. A. Apresentação à primeira edição. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 2ª ed. p. 17-24.

NOGUEIRA, G.; COLLING, L. “Homofobia, heterossexismo, heterossexualidade compulsória, heteronormatividade”. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 353-358.

PRADO, M. A. M.; PERUCCHI, J.; TORRE, M. A.; MARTINS, D. A.; TOLENTINO, L. Formação de professores e subalternidades sexuais: uma experiência no âmbito das proposições do programa Brasil sem homofobia. In: RIBEIRO, P. R. C; SILVA, M. R. S.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: composição e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editora da FURG, 2009, p. 115-126.

ROHDEN, F. Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p.157-174, jan./abr., 2009.

SOUZA, M. L. Diversidade de gênero e sexual: apontamentos de uma proposta de formação docente In: SEFFNER, F. CAETANO, M. Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. Rio Grande: Editora da FURG, 2016, p. 979-997.

SOUZA, M. L.; SANTOS, L. A. “Apague o quadro que nem homem!”: os embates sobre diversidade de gênero e sexual em um curso de formação de professores de ciências e biologia. In: FERRARI, A. et al. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, Juiz de Fora, MG – Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014.

VERGUEIRO, V.; GUZMÁN, B. R. Colonialidade e cis-normatividade: conversando com Viviane Vergueiro. Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales, Sevilla, v. 2, n. 3, 15-21, dez. de 2014.




DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)