Educação e infancia: projetos em disputa

Autores

  • Laís Leni Oliveira Lima CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.11

Resumo

Este texto analisa as propostas em disputa para a educação infantil, com um olhar sistemático sobre a história da criança, desde a Antiguidade. Ele mostra que os conceitos não surgem do nada, mas de acontecimentos sociais, políticos e econômicos de cada momento, pois é na história que se encontram as objetivações dos segmentos da sociedade. O passado e a história que têm significado são aqueles que não passaram, pois, como diria Marx (1978), são aqueles que oprimem como pesadelos. A volta ao passado interessa, na medida em que realiza a mediação do presente e revela o que está velado.

Palavras-chave:     Educação infantil. Criança. Infância. História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Oliveira Lima, L. L. (2012). Educação e infancia: projetos em disputa. Retratos Da Escola, 5(9), 69–81. https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.11