A pesquisa no campo da Gestão da Educação: algumas reflexões sobre as relações entre produção do conhecimento e a prática da gestão educacional

Angelo Ricardo de Souza

Resumo


O artigo destaca as principais tendências e objetos da pesquisa no campo da gestão educacional, evidenciando aquilo que os pesquisadores têm procurado abordar prioritariamente. A partir de levantamento da produção acadêmica e cotejando com a produção mais consagrada, o texto apresenta um perfil das ideias do campo. Após um levantamento e análise do perfil da gestão da escola pública brasileira, o artigo ainda procura analisar as possíveis relações entre aquela produção, que corporifica a teoria do campo no Brasil, e a prática como realizada na organização e gestão da educação pública.

Palavras-chave: Gestão educacional. Gestão da educação escolar. Pesquisa em gestão educacional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v3i4.103



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)