Paschoal Lemme: os povos do campo como sujeitos de uma educação democrática

Gláucia Ferrari, Márcia Ferrari, Mateus Proveti

Resumo


Este estudo bibliográfico é sobre o pensamento de um dos mais importantes intelectuais da educação no Brasil, Paschoal Lemme (1904-1997), evidenciando a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, as que se referem à educação das populações rurais do Brasil. Apresenta informações sobre a trajetória do autor, buscando contextualizar a formulação de suas reflexões no que se refere à educação e também à relação com a sociedade e com a democracia. Aborda algumas de suas relevantes contribuições aos processos educativos no campo, buscando fazer aproximações com contextos mais atuais que envolvem a defesa da democratização da escola pública e democrática para a população rural.


Palavras-chave


Educação e democracia. Educação de jovens e adultos. Educação do campo.

Texto completo:

PDF

Referências


CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho Necessário, Niterói, ano 2, n. 2, p. 1-16, 2004.

FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Estudo sobre a população rural no Brasil. In: FAO/UNESCO/DGCS-Itália/CIDE-REDUC. (Org.). Educación para la población rural en Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México Paraguay y Perú. Santiago: FAO, 2004, v. 1, p. 45-93.

OLIVEIRA, Edna Castro de; FILHO, Custódio Jovêncio Barbosa. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: políticas públicas e os sentidos do direito à educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 413-431, jul./dez., 2011.

LEMME, Paschoal. A educação na U.R.S.S. – 1953. Rio de Janeiro, Editorial Vitória, 1955.

LEMME, Paschoal. A educação brasileira num momento crítico. Revista Brasiliense, São Paulo, n. 25, p. 95-109, set./out. 1959.

LEMME, Paschoal. Problemas brasileiros de educação. Rio de Janeiro: Ed. Vitória Limitada, 1959.

LEMME, Paschoal. Educação Democrática e Progressista. São Paulo: Editorial Pluma Ltda. 1961.

LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação e perfis de educadores. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação, participação em conferências e congressos, documentos. Volume 4. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 16, p. 64-85, jan./abr. 2008.




DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1000



Indexada em:

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)