Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista RETRATOS DA ESCOLA (publicação semestral da Escola de Formação da CNTE – ESFORCE) propõe-se a examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da construção da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido e estimulando inovações na educação básica. Os artigos encaminhados devem ser inéditos, redigidos em português ou espanhol, em meio eletrônico, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: 20 Anos de LDB

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Espaço Aberto

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Agradecimentos

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Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: A reforma do Ensino Médio em questão

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Categorias de artigos – Retratos da Escola publica artigos, análises de experiências, políticas, práticas pedagógicas, formação e valorização dos profissionais da educação, documentos e resenhas.

Processo de avaliação – Os originais serão submetidos à apreciação prévia do comitê editorial, que encaminhará a pareceristas (no mínimo dois) vinculados à temática relativa ao texto enviado. Será adotado o sistema duplo-cego (blind review), onde os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. Os pareceristas poderão recomendar a aceitação ou negação, ou poderão sugerir reformulações que deverão ser atendidas pelo autor.

Em caso de artigo reformulado, o mesmo retornará ao parecerista para avaliação final.

Quesitos para avaliação dos artigos– Relevância, atualidade e pertinência do tema; consistência teórica e revisão de literatura; procedimentos metodológicos e consistência da argumentação; estruturação, aspectos formais e redação.

Apresentação formal dos originais – Os textos deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados no processador de textos Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e em folha tamanho A4. O texto do artigo, incluindo resumos, notas e bibliografias, deverá ter entre 20.000 e 35.000 caracteres (considerando os espaços).

No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura: a) Folha de identificação do(s) autor(es) contendo os seguintes dados: (i) título e subtítulo do artigo; (ii) nome(s) do(s) autor(es); (iii) endereço, telefone, fax e e-mail para contato; (iv) titulação e (v) vínculo institucional; b) Título e subtítulo do artigo; c) Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 600 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser no máximo cinco (5); d) Não deve haver identificação autoral no corpo do texto; e) Referências bibliográficas: devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.

Até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro, seguido da expressão e tal. O prenome e o nome do(s) autor(es) deverão ser escritos por extenso.

A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

 

Periodicidade

Periódico semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores

Bibliografia Brasileira de Educação (BBE – CIBEC/INEP/MEC).
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.
Library of Congress (USA).
Rede RVBI - Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional.
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/MCT).
EDUBASE - Base de Dados em Educação da UNICAMP.
Portal de Periódicos Científicos da CAPES.
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)
Dialnet - BNE/UNIRIOJA/Fundación Dialnet (Espanha)
LivRe! (CIN/CNEN)
Diadorim (Ibict/MCTI)
Fundacao Biblioteca Nacional (RJ);
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Dinamarca)
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IISUE/UNAM-México)

 

 

Ficha Catalográfica

Ficha

 

Qualificação

B2 no QUALIS CAPES.

 

Doações

ASSINATURAS SOLIDÁRIAS

SINTEAC/AC

SINTEAL/AL

SINTEAM/AM

SINSEPEAP/AP

APLB/BA

ASPROLF/BA

SIMMP/BA

SISE/BA

SISPEC/BA

APEOC/CE

SINDIUTE/CE

SAE/DF

SINPRO/DF

SINDIUPES/ES

SINTEGO/GO

SINPROESEMMA/MA

SINTERPUM/MA

Sind-UTE/MG

FETEMS/MS

SINTEP/MT

SINTEPP/PA

SINTEM/PB

SINTEP/PB

SIMPERE/PE

SINPC/PE

SINPMOL/PE

SINPROJA/PE

SINTEPE/PE

SINPROSUL/PI

SINTE/PI

APP/PR

SISMMAC/PR

SISMMAR/PR

SINTE/RN

SINTERO/RO

SINTER/RR

APMI/RS

CPERS/RS

SINPROCAN/RS

SINPROSM/RS

SINTERG/RS

SINTE/SC

SINDIPEMA/SE

SINTESE/SE

AFUSE/SP

APEOESP/SP

SINPEEM/SP

SINTET/TO

SINTERO/RO

DOAÇÕES

Direção Executiva da CNTE

Suplentes da Direção Executiva

Conselho Fiscal

Suplente do Conselho Fiscal

Ex-Presidentes da CNTE

Comitê Editorial

Conselho Editorial

Autores

Equipe de Produção

Academia

Entidades Educacionais

Entidades Internacionais

MEC

Conselho Nacional de Educação

CTC-Capes (básica e superior)

Parlamentares

Fundação Biblioteca Nacional

 

Normas